quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

FILOMENA DE AZEVEDO

Filomena de Azevedo, esposa do coronel RODHOPIANO  FERNANDES DE AZEVEDO, Intendente Municipal, atual cargo de prefeito, no período de  1891 a 1913 (22 anos)_ e a primeira   Dama municipal de Santo Antônio por 22 anos. É patrona de estabelecimento de ensino estadual, fundada em 20 de março de 1977

FONTE – LIVRO SALTO DA ONÇA, DE VILA A CIDADE, DE HÉLSON LUÍS PESSOA

ANA JOAQUINA DE PONTES

FUNDADORA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO SALTO DA ONÇA, NA MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
ILUSTRAÇÕES EXTRAÍDA DO LIVRO SALTO DA ONÇA - DE VILA A CIDADE, DE  GÉLSON LUÍS PESSOA

Ana Joaquina de Pontes – Ana de Pontes como era popularmente chamada – foi a fundadora do município de Santo Antônio do Salto da Onça. De origem portuguesa, veio morar no Brasil, permanecendo, inicialmente em local situado entre os limites de Pernambuco e Paraíba. As terras do Salto da Onça foram adquiridas pelo seu esposo, de quem não se obteve nenhum registro de sua passagem pelo local, sequer qual foi seu destino posterior.

Ana Joaquina de Pontes veio administrar a sua fazenda (localizada às margens do rio Jacu) em 1850, sem filhos e apresentando-se como viúva. Não há registros de descendentes seus em Santo Antônio, nem onde residiu anteriormente.        

Quando se mudou para o povoado do Salto da Onça, havia, no local, a presença de muitos exploradores, atuando de forma indevida em suas terras, o que a motivou a iniciar atividades na lavoura e na criação de gado, fortalecendo a agropecuária na região. Nesse mesmo tempo, empreendeu a construção civil, impulsionando o crescimento de Salto da Onça e dinamizando as atividades comerciais locais, com a criação de uma feira livre, na região.

FONTE – SANTO ANTÔNIO OFICIAL

Quem sou eu

Minha foto
SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, ESTOU ME REFERINDO AO MEU QUERIDO E AMADO BARAÚNAS - O MAIS QUERIDO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE